Pular para o conteúdo principal

Espirulina: Saciedade e qualidade de vida

ESPIRULINA PÓ
Trata-se de uma alga de coloração azul-esverdeada de tamanho microscópico. Apresenta a forma espiral muito fina(daí provindo o seu nome), sendo seu comprimento de apenas uns décimos de milímetros. É um dos seres unicelulares mais simples e primitivos. É de fácil reconhecimento já que forma uma espuma esverdeada sobre a superfície da água. Somente é encontrada em lugares onde existe abundância de luz solar e águas alcalinas doces(em especial lagos). Seu habitat inclui territórios mexicanos(lago Texcoco), Japão, Tailândia e alguns lagos africanos(lago de Chad). A alcalinidade destes lagos, os quais exibem um pH próximo a 11, faz com que não haja crescimento de outra vida orgânica além da Espirulina, e desta forma podemos dizer que cresce como um monocultivo. 
A Espirulina é uma Proteína, possui uma grande porcentagem de soja, maior que outras fontes naturais(37%). É constituída por 21 aminoácidos diferentes, onde 8 deles são essenciais, é a fonte natural mais rica em Vitamina B12, Provitamina A, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B6, Vitamina E, Niacina, Biotina, Inositol, Ácido Pantotênico, Ácido Ascórbico, Ácido Nicotínico, Vitaminas D e K.
Alem disso, possui sais minerais como: cálcio, fósforo, ferro, sódio, magnésio, manganês, potássio, selênio, cromo e zinco.
Indicações 
 A Espirulina é uma espécie de um duplo valor: alimentício e medicinal. 
Por apresentar alta concentração em proteínas, proporciona uma sensação de plenitudegástrica, sendo portanto aproveitada nos regimes de emagrecimento. A quantidade elevada de fenilalanina que possui, ajuda a controlar o apetite . 
O seu alto teor de vitamina B12, muito superior ao encontrado num fígado dessecado, faz com que a Espirulina seja um coadjuvante no tratamento das anemias perniciosas ou como suplemento dietético nas dietas vegetarianas. Um grama de Espirulina supriria as necessidades diárias desta vitamina. 
Devido a sua concentração de cálcio ser superior a do leite, a Espirulina pode ser utilizada como suplemento dietético no tratamento da osteoporose .
A diferença entre a Espirulina e outras algas utilizadas na alimentação como Chlorella ou Scenedesmus está relacionada com as estruturas celulares. Assim, estas duas últimas espécies mencionadas são organismos eucariotos ou superiores, com a parede composta por substâncias similares a da celulose, fazendo com que estas não sejam aproveitadas totalmente pelos animais e provocando uma digestão parcial das proteínas. Já a membrana plasmática da Espirulina, por ser constituída por proteoglicanos e não por celulose, obtém-se uma digestão facilitada quando ingerida.
As mucilagens presentes proporcionam um efeito mucoso-protetor, demulcente e laxante mecânico. O conteúdo de fibra alimentar solúvel (24%) a faz apta para melhorar o trânsito intestinal em pacientes com prisão de ventre. 
Estudos recentes feitos no Japão revelaram que pacientes com câncer que receberam quimioterapia, aos quais se administrou Espirulina, tiveram menores efeitos colaterais ou adversos que o grupo de controle. 
Na pele atua acelerando o processo de cicatrização e prevenindo a queratinização.
Toxicidade/Contraindicações: 
Devido a riqueza que a Espirulina apresenta em ácidos nuclêicos e seu correspondente teor de purinas, é inadequado o seu consumo durante largos períodos devido ao perigo de gerar gota, ou uma hiperuricemia. Ocasionalmente, alguns pacientes queixaram-se de náuseas, vômitos e diarréias durante a administração. O elevado teor de cloreto de sódio pode ser inconveniente para pacientes hipertensos. É contraindicado o uso durante a gravidez, lactação e na hiperuricemia.
Dosagem e Modo de Usar:
150 a 250 mg/dia, como complemento dietético;   
500 - 3.000 mg/dia, como saciante.
Fórmulas comerciais existentes contêm 500 mg por cápsula ou comprimido, onde se toma 1 a 3 cápsulas meia hora antes das principais refeições. No caso para promover a saciedade usa-se 3 cápsulas meia hora antes das refeições.
1000 - 6.000 mg/dia, como desintoxicante.

Mais informações entre em contato pelo chat


Referências Bibliográficas: 
ALONSO, J. R. Tratado de Fitomedicina. Isis Editora. 1998.
PR VADEMECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES. 3ªed. 1998.
TESKE, M.; TRENTINI, A. M. Herbarium Compêndio de Fitoterapia. Herbarium. 1994.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Morosil + Cactin: Melhor que essa dupla, só a prova em dupla

Essa dupla não tem para ninguém! Se você nunca tinha ouvido falar de Morosil + Cactin, agora é a hora de ouvir sobre os efeitos incríveis desses dois compostos.  Juntos, auxiliam no processo de controle de peso, pois são diuréticos, antioxidantes, favorecem na redução de gordura corporal e muito mais.  Como o processo de gerenciamento de peso é algo que pode ser difícil para muitas pessoas, ter auxílio junto à ajuda profissional e à prática de exercícios físicos pode tornar todo o processo mais leve! O emagrecimento não é só um processo físico, é também mental, de mudança de hábitos e costumes. Pode ser demorado até o costume de se manter firme em seu propósito sem desanimar ser estabelecido.  A dupla Morosil e Cactin atual como um acelerador no processo de gerenciamento de peso. Ambos tem propriedades incríveis. Vamos conhecer mais sobre eles?  Morosil  Produzido a partir do extrato de Laranja Moro, é um forte aliado no emagrecimento por:  - Impedir o acúmulo de gordura na região ab

Acho tão chique quem não tem dores nas articulações

Uma das dores mais comuns, são as dores nas articulações, também conhecidas popularmente como dor nas juntas!  Normalmente, não é um sinal grave, mas é preciso acompanhar e entender as causas e motivos das dores nas articulações. Uma das causas mais comuns é a falta de colágeno, sabia?  Porém não é a única causa! Existem muitos fatores que podem ajudar no surgimento nas dores das articulações, como por exemplo:  ● Desgaste natural da idade;  ● Fraqueza muscular; ● Sobrepeso; ● Exercícios de alto impacto.  Principalmente esses últimos 2 pontos são fatores primordiais para o desgaste das articulações. O primeiro, por exercer uma força e pressão muito maior nos ossos e articulações por conta do peso acima do recomendado, aumentando as chances de dores.  O segundo, por outro lado, é devido à força e ao impacto que exercícios de alto impacto causam na cartilagem. Isso leva a um desenvolvimento precoce de um desgaste muscular.  Tudo isso leva a degradação e desgaste das articulações,

Vitamina D3: Por que ela não pode faltar em minha dieta?

Você conhece as funções e para que serve a Vitamina D3?  Quando se fala em vitamina D, a associação com o sol é imediata. Existem outras vitaminas D, sendo um complexo com 5 tipos (D1, D2, D3, D4 e D5). Hoje, vamos conversar um pouco sobre a vitamina D3.  Com muitas funções, a vitamina D3 é mais conhecida por sua capacidade de absorção de cálcio, que interfere no metabolismo e na saúde dos seus ossos de maneira geral.  Nós conseguimos produzir esse tipo de vitamina em nosso organismo através da exposição direta ao sol, com a absorção direta de raios ultravioletas tipo B (UVB). O restante, conseguimos através de alimentos e suplementos.  A vitamina D3 é capaz de absorver o cálcio, ajudando no metabolsimo e na saúde óssea. Se não tivermos os níveis corretos de vitamina D3 em nosso corpo, apenas cerca de 10% do cálcio é absorvido pelo nosso organsimo.  Além disso, é ótima atuando no pâncreas, órgão que produz insulina, ao reduzir o risco de diabetes; ajuda no combate a doenças autoimunes;