Pular para o conteúdo principal

Gingko Biloba: Maravilha do Oriente

GINKGO BILOBA 
Maravilha do Oriente
A árvore denominada Ginkgo biloba é considerada a árvore da vida no Oriente. Venerada por um grande número de japoneses, mesmo num ambiente devastador como o encontrado em Hiroshima, após a explosão da Bomba atômica, uma árvore de Ginkgo continuava em pé, inexplicavelmente, viva. Já há mais de dez séculos, os chineses já eram conhecedores de suas propriedades medicinais. Hoje, cada vez mais se dedica tempo e recursos ao estudo de suas propriedades terapêuticas, como o combate a moléstias ligadas ao envelhecimento e ao mau funcionamento vascular e do metabolismo celular. 
Em manipulação usamos o extrato concentrado e padronizado com no mínimo 24% de flavonoides.
Indicações e Ações Farmacológicas:
Varizes;
Hemorroidas;
Insuficiência circulatória cerebral crônica; 
Cefaleias vasculares;
Perda de memória e redução do rendimento intelectual;
Vertigens;
Fragilidade capilar;
Flebites e tromboflebites;
Hipertensão arterial;
Prevenção da arteriosclerose e do tromboembolismo;
Zumbido dos ouvidos e Labirintites, dentre outras aplicações.  
Ações Farmacológicas Extrato Seco de Ginkgo Biloba:
Existem atualmente muitos estudos sobre as propriedades farmacológicas, farmacocinéticas e toxicológicas do Extrato Seco feito das folhas da espécie Ginkgo biloba L. assim destacamos as principais atividades farmacológicas do seu extrato seco: 
• Aumento da performance da memória e capacidade de aprendizado. 
• Melhoria na compensação de distúrbios do equilíbrio. 
• Melhoria do fluxo sanguíneo, particularmente na região da microcirculação. 
• Melhoria das propriedades reológicas do sangue. 
• Inativação de radicais livres tóxicos. 
• Antagonismo do fator de ativação plaquetário
• Aumento da tolerância a hipóxia, particularmente no tecido cerebral. Inibição do desenvolvimento de edema cerebral induzido por trauma ou toxicidade, além de melhorar o processo de regressão do edema. 
Em diversas áreas podemos apontar as ações do Ginkgo: 
Atividade sobre o Metabolismo Cerebral 
Atividade sobre a Memória 
Atividade sobre a Demência Senil-Mal de Alzheimer
Atividade sobre a Visão
Atividade sobre a Audição
Atividade Vascular Periférica
Atividade sobre o Trato Respiratório
Atividade Imunológica e Anti-infecciosa 
Atividade Sexual e Ginecológica
Toxicidade/Contraindicações
Ocasionalmente podem ocorrer distúrbios gastrintestinais(náuseas, dispepsia), palpitações, queda da pressão arterial, cefaleia e reações cutâneas.
É contraindicada a associação com medicamentos anticoagulantes ou em casos de hipersensibilidade ao fármaco. 
Recomenda-se evitar o uso durante o primeiro trimestre de gestação. 

Dosagem e Modo de Usar: 
Extrato Seco:
80 a 240 mg do extrato seco 2 x ao dia ou à critério Médico.
Folhas: 
-Infusão: Uma colher de sobremesa por xícara, duas a três xícaras ao dia, antes das refeições; 
- Extrato Fluido(1:1): 2 ml., uma ou duas vezes ao dia ;
- Extrato Glicólico: 2 a 5%, em cremes, shampoos, soluções  e sabonetes. 

Referências Bibliográficas: 
♦ ALONSO, J. R. Tratado de Fitomedicina. Isis Ediciones. 1998. 
♦ BLUMENTHAL, et al. The Complete German Commission E Monographs – Therapeutic Guide to Herbal Medicines, American Botanical Council, 1998. 
♦ PR Fitoterapia – Vademecum de Prescipción, (CD-ROM). 3ª edição. 1998. 
♦ PDR for Herbal Medicines, 1998. 
♦ SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. Santos Livraria Editora. 2000. 
♦ TESKE, M.; TRENTINI, A. M. Herbarium Compêndio de Fitoterapia. Herbarium. 1994.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morosil + Cactin: Melhor que essa dupla, só a prova em dupla

Essa dupla não tem para ninguém! Se você nunca tinha ouvido falar de Morosil + Cactin, agora é a hora de ouvir sobre os efeitos incríveis desses dois compostos.  Juntos, auxiliam no processo de controle de peso, pois são diuréticos, antioxidantes, favorecem na redução de gordura corporal e muito mais.  Como o processo de gerenciamento de peso é algo que pode ser difícil para muitas pessoas, ter auxílio junto à ajuda profissional e à prática de exercícios físicos pode tornar todo o processo mais leve! O emagrecimento não é só um processo físico, é também mental, de mudança de hábitos e costumes. Pode ser demorado até o costume de se manter firme em seu propósito sem desanimar ser estabelecido.  A dupla Morosil e Cactin atual como um acelerador no processo de gerenciamento de peso. Ambos tem propriedades incríveis. Vamos conhecer mais sobre eles?  Morosil  Produzido a partir do extrato de Laranja Moro, é um forte aliado no emagrecimento por:  - Impedir o acúmulo de gordura na região ab

Betaina: A sua arma contra o refluxo!

Muitas pessoas sofrem com o temido refluxo e outros problemas estomacais como azia, gases e outros sintomas.  Mas você já ouviu falar da Betaína? É um ativo que auxilia no tratamento destes problemas, muito usado para diminuir a manifestação dos sintomas - que podem ter a ver com uma alimentação ruim ou pouca produção de ácido gástrico.  A Betaína atua como suplemento auxiliar para melhorar a digestão. Afinal, quando há pouca produção de ácido, além do que já falamos acima, o organismo fica mais suscetível a infecções e bactérias.  Então, a Betaína nada mais é que um ácido hidroclorídrico. Tem ação redutora dos efeitos da azia, refluxo, gases e outros problemas intestinais. Quem tem pouca produção de suco gástrico, precisa de auxílio para a enzima (Pepsina) produzida no estômago funcionar, mas essa enzima só age em contato com ácido. Sem contato com o ácido, o estômago começa a desenvolver problemas digestivos. Então o Ácido Clorídrico atua como um “tônico” para ajudar na digestão, qua

Magnésio Dimalato: Será que consumimos a quantidade necessária para uma vida equilibrada?

Você já ouviu falar do Magnésio Dimalato e seus benefícios para a nossa saúde?  É um suplemento alimentar rico em magnésio e ácido málico, prescrito para ajudar a aumentar a energia, a performance física e também trata condições de saúde como fraqueza e dores musculares, hipertensão e osteoporose.  O Magnésio é essencial para o nosso organismo, e é obtido através da alimentação - o que faz as pessoas não conseguirem a quantidade adequada para uma vida equilibrada! Por não ser sintetizado em nosso corpo, precisamos ingerir as quantidades corretas de Magnésio Dimalato. O que também difere esta forma das outras de magnésio é que, por ter em sua fórmula duas moléculas de ácido málico, tem absorção lenta e não reage com o ácido gástrico, sem causar desconforto na região.  Além de ser encontrado em suplementos, o magnésio é encontrado em:  - Algas Marinhas; - Amêndoas; - Arroz Integral; - Cacau;  - Carne Bovina; - Caju; - Frango; - Linhaça; - Peixes; - Laranja e melanci