Pular para o conteúdo principal

Whey Protein - A Poderosa Proteina do Leite



Diariamente recebemos questionamentos sobre esse importante suplemento nutricional, então vamos tentar esclarecer as perguntas mais comuns de maneira que todos possam entender e se beneficiar. 




O QUE É WHEY PROTEIN ?
O whey é uma das proteínas retiradas do soro do leite, é um sub produto do processo de fabricação de queijos que até os anos 70 era despresada pela indústria de alimentos.

QUAL A COMPOSIÇÃO DO WHEY PROTEIN ? 
As proteínas do soro do leite possuem alta concentração de aminoácidos essenciais e aminoácidos de cadeia ramificadas (BCAAs) e também de peptídeos bioativos como Beta-lactoglobulina e Alfa-lactoalbumina, a Albumina do soro bovino, as Imunoglobulinas e os Glicomacropeptídeos.
Lembrete: As proteínas são formadas por cadeias de aminoácidos.

QUAL É A FUNÇÃO DO WHEY PROTEIN NO MEU CORPO ?


Por ser de fácil digestão, absorção rápida e ter um excelente perfil de amniácidos é caracterizado como proteína de alto valor biológico (quanto maior o valor biológico da proteína, mais aminoácidos e nitrogênio seu corpo irá reter) O alto valor biológico aumenta a concentração de aminoácidos na corrente sanguínea, aumentando a síntese proteica nos músculos esqueléticos, resultando em um maior ganho de massa muscular quando associado ao estímulo do exercício físico. Em outras palavras é a base para a construção muscular.  

Além disso estudos recentes evidenciam propriedades benéficas das proteínas do soro do leite à saúde: Diminuem o risco de doenças infecciosas, também das crônicas e ou degenerativas. Pesquisas demonstram que a Whey Protein tem a capacidade de promover o fortalecimento da imunidade, pois é rico em imunoglobulinas IgG e IgA, oferecendo efeito protetor, além de ser rico em Cisteína, o aminoácido responsável pelo aumento da produção de Glutationa que é a peça central do sistema imune e de defesa antioxidante do organismo.



QUAL WHEY EU DEVO COMPRAR ?

Existem várias formas de comercialização de Whey Protein, as mais utilizadas são a Isolada, a Concentrada e a Desidratada.

DESIDRATADA : é constituída na maior parte de Lactose (75%) o açúcar do leite, Gorduras (1,5%) e Proteínas (14%).  É a forma mais barata do mercado, mas além de ter baixas concentrações de proteínas, tem altas concentrações de Lactose que causa desconforto intestinal com formação de gases e diarréia em pessoas com intolerância à lactose.

Lembrete: a intolerância à lactose é maior em indivíduos de origem asiática, mas se manifesta em indivíduos caucasianos conforme a idade avança.



CONCENTRADA: é constituida por Lactose (55%), Gordura (0,5%) e Proteínas (89%). Esta ainda contém grande concentração de Lactose que causa os desconfortos abdominais, mas contém uma concentração elevada de proteínas e tem preços mais acessíveis.

ISOLADA: é constituída por Lactose (0,5%), Gordura (0,5%) e Proteínas (90%), essa seria a mais indicada para atletas de alta performance e pessoa com grande intolerância à Lactose, porém é a mais cara do mercado.

Analisando o custo benefício eu fico com a CONCENTRADA porque essa tem 89% de proteínas e a Isolada 90% de proteínas. Caso você tenha intolerância á lactose, deve optar pela forma isolada se seu bolso concordar.

QUANTO DEVO TOMAR E EM QUE HORÁRIOS ?

As doses recomendadas e o momento de administração, bem como a associação de outros suplementos são variáveis, dependem do tipo de atividade física, da intensidade e hábitos alimentares, assim:

Atletas Recreacionais: praticando exercícios entre 3 e 4 x por semana, utilizar de 0,8 a 1,0g/Kg/dia;

Atletas praticantes de atividades de resistência aeróbica: 1,2 a 1,6 g/Kg/dia;

Atletas Praticantes de Atividades Moderadas: 1,2 g/Kg/dia;

Atletas de Endurance de Elite: 1,6 g/Kg/dia;

Atletas de Força (halterofilistas): 1,2 a 1,7 g/Kg/dia;

Atletas novatos: 1,5 a 1,5 g/Kg/dia;

Atletas Regulares: 1,0 a 1,2 g/Kg/dia

(segundo Terada;Gogoi; Silva ; Monteiro, 2009)


A Ingestão de proteinas deve ocorrer após o exercício, favorecendo a recuperação e a síntese proteica muscular. Porém não imediatamente após o exercício e sim no perído de recuperação entre 1 e 2 horas após o exercício.
"Quanto menor for o intervalo entre o término do exercício e a ingestão de proteínas, menor será a resposta anabólico exercício" (Haraguchi; Abreu;Paula, 2006).

"Assim a utilização do Whey Protein deve ocorrer após o exercício, no período de recuperação, pois tendo uma rápida absorção e digestibilidade o Whey Protein aumenta a síntese proteica muscular entre 1 e 2 horas após o treino, coincidindo com os picos de síntese e catabolismo proteico muscular". (Terada; Godoi; Silva;Monteiro, 2009)

Lembrete: Consulte um nutricionista para saber quais as suas reais necessidades de suplementos alimentares e a melhor maneira de usa-los.

WHEY PROTEIN EMAGRECE OU ENGORDA ?

Tudo depende do uso correto e das doses ingeridas, por isso a necessidade de orientação nutricional.

Emagrecimento: 
A proteina do soro do leite vem sendo cada vez mais usada nas dietas de emagrecimento.  Há embasamento científico para tanto: Estudos recentes demonstram que o uso de Whey proporciona saciedade. Sabemos que um consumo aumentado de proteínas acelera o metabolismo e o uso de Whey Protein parece acelerar mais o metabolismo corpóreo do que as demais proteínas.
Dietas com Whey Protein ou Caseína (outra proteína do leite) são mais eficazes na manutenção do peso que dietas com redução do consumo de gorduras.   
O Whey Protein possui ação insulinotrópica (devido á sua ação na síntese proteica, prolongando a saciedade e portanto o controle do apetite e a sensação de fome. Isso está relacionado ao estímulo á síntese e secreção da insulina e por esse motivo o Whey é considerado insulinotrópico ), sendo desta forma, uma fonte alimentar potencialmente benéfica para o combate à obesidade e seus efeitos secundários como a hipertensão arterial e diabetes tipo 2.


Ganho de Peso:
 O fato de ingerir quantidades grandes de Whey Protein não vão fazer seus músculos crescerem mais. Porém podem fazer com que você engorde, pois a ingestão excessiva de proteínas gera um excedente de energia que não está sendo consumida pelo organismo e o corpo que não é bobo guarda todo o excedente em forma de gordura
sub-cutânea, portanto as doses recomendadas devem ser seguidas à risca para que você se beneficie ao máximo do uso desse produto incrível.

ENTÃO O WHEY PROTEIN PODE FAZER MAL A SAÚDE ?


Pode sim, além de gerar depósitos de gordura, o excesso de proteínas sobrecarrega o fígado e os rins, já que grandes quantidades de subprodutos do metabolismo proteico como a uréia, amônia e outros produtos nitrogenados, são eliminados pelas vias urinárias.

Também há a questão da lactose (açúcar do leite) que provoca problemas como desconforto gastro intestinal em pessoas com intolerância à esse açúcar.

Comentários

  1. Nossa, cada dia se descobre mais e mais sobre a saúde e os componentes para melhorá-la! Parece-me também estar em moda pessoas que tem intolerância à lactose. Basta ir ao num nutricionista! Rsrsrs! Cresci na fazenda onde se faziam, queijos, muitos queijos e me lembro bem dos baldes de soro do leite! Seria esse soro? Se não me falha a memória davam-no para os porcos! Bom saber disso! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Maria Luiza! A deficiência da enzima lactase no intestino é que provoca a intolerância à lactose que é um açúcar do leite.
    A intolerância à lactose pode começar em diferentes momentos da vida. Em indivíduos brancos, ela geralmente afeta crianças acima dos 5 anos de idade. Em afro-americanos, a intolerância à lactose frequentemente ocorre em torno dos 2 anos de idade. É mais comum nas populações asiática, africana, nativa norte-americana e nas populações mediterrâneas do que entre a população do norte e oeste europeu. Comum em adultos e não é perigosa, só causa desconforto intestinal e gases, muitos gases.
    Quanto ao soro do leite que era jogado aos porcos é dai mesmo que se extrai o Whey protein. Durante anos a indústria de laticínios desprezou esse soro tão rico, somente à partir da década de 70 começaram a estudar as propriedades do soro do leite e isolar suas proteínas para uso humano.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, estou fazendo um trabalho em meu curso onde irei utilizar o soro do leite, e estou tendo dificuldade em achar a temperatura de armazenamento do soro , durabilidade, validade ,caracteristicas (ja achei algumas) , ficaria agradecida se pudessem me ajudar com alguma informação

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Morosil + Cactin: Melhor que essa dupla, só a prova em dupla

Essa dupla não tem para ninguém! Se você nunca tinha ouvido falar de Morosil + Cactin, agora é a hora de ouvir sobre os efeitos incríveis desses dois compostos.  Juntos, auxiliam no processo de controle de peso, pois são diuréticos, antioxidantes, favorecem na redução de gordura corporal e muito mais.  Como o processo de gerenciamento de peso é algo que pode ser difícil para muitas pessoas, ter auxílio junto à ajuda profissional e à prática de exercícios físicos pode tornar todo o processo mais leve! O emagrecimento não é só um processo físico, é também mental, de mudança de hábitos e costumes. Pode ser demorado até o costume de se manter firme em seu propósito sem desanimar ser estabelecido.  A dupla Morosil e Cactin atual como um acelerador no processo de gerenciamento de peso. Ambos tem propriedades incríveis. Vamos conhecer mais sobre eles?  Morosil  Produzido a partir do extrato de Laranja Moro, é um forte aliado no emagrecimento por:  - Impedir o acúmulo de gordura na região ab

Betaina: A sua arma contra o refluxo!

Muitas pessoas sofrem com o temido refluxo e outros problemas estomacais como azia, gases e outros sintomas.  Mas você já ouviu falar da Betaína? É um ativo que auxilia no tratamento destes problemas, muito usado para diminuir a manifestação dos sintomas - que podem ter a ver com uma alimentação ruim ou pouca produção de ácido gástrico.  A Betaína atua como suplemento auxiliar para melhorar a digestão. Afinal, quando há pouca produção de ácido, além do que já falamos acima, o organismo fica mais suscetível a infecções e bactérias.  Então, a Betaína nada mais é que um ácido hidroclorídrico. Tem ação redutora dos efeitos da azia, refluxo, gases e outros problemas intestinais. Quem tem pouca produção de suco gástrico, precisa de auxílio para a enzima (Pepsina) produzida no estômago funcionar, mas essa enzima só age em contato com ácido. Sem contato com o ácido, o estômago começa a desenvolver problemas digestivos. Então o Ácido Clorídrico atua como um “tônico” para ajudar na digestão, qua

Magnésio Dimalato: Será que consumimos a quantidade necessária para uma vida equilibrada?

Você já ouviu falar do Magnésio Dimalato e seus benefícios para a nossa saúde?  É um suplemento alimentar rico em magnésio e ácido málico, prescrito para ajudar a aumentar a energia, a performance física e também trata condições de saúde como fraqueza e dores musculares, hipertensão e osteoporose.  O Magnésio é essencial para o nosso organismo, e é obtido através da alimentação - o que faz as pessoas não conseguirem a quantidade adequada para uma vida equilibrada! Por não ser sintetizado em nosso corpo, precisamos ingerir as quantidades corretas de Magnésio Dimalato. O que também difere esta forma das outras de magnésio é que, por ter em sua fórmula duas moléculas de ácido málico, tem absorção lenta e não reage com o ácido gástrico, sem causar desconforto na região.  Além de ser encontrado em suplementos, o magnésio é encontrado em:  - Algas Marinhas; - Amêndoas; - Arroz Integral; - Cacau;  - Carne Bovina; - Caju; - Frango; - Linhaça; - Peixes; - Laranja e melanci