Chia: O superalimento
A semente de chia tem sido conhecida como "superalimento" devido suas propriedades nutritivas especiais, tendo sido consumida por civilizações antigas, especialmente por quem precisava de força e resistência física.
É um alimento rico em fibras, ômega 3 e 6, vitaminas do complexo B e minerais, além de ser fonte de proteínas.
Com todos estes nutrientes, a chia é um dos alimentos funcionais mais saudáveis e completos.
Entre os benefícios da semente de chia temos:
- Proporciona energia e resistência: as sementes são calóricas e fornecem resistência e durabilidade. Equilibram o açúcar no sangue garantindo energia ao longo do dia, auxiliando também na recuperação muscular no pós treino.
- reduzem a ansiedade: por conta do ômega 3 e 6 melhoram as funções cerebrais diminuindo assim a ansiedade, depressão e melhorando a memória.
- combate a prisão de ventre: por conta do alto teor de fibras
- auxilia em dietas de emagrecimento e manutenção do peso: é um alimento rico em fibras solúveis que em contato com a água formam um gel, e assim "incham" no estômago dando a sensação de saciedade e retardando a fome, consequentemente favorecendo uma melhor seleção dos alimentos nas refeições seguintes e reduzindo o apetite.
- controle do diabetes: pelo equilíbrio do açúcar no sangue e a melhora na resistência a insulina
- controle da pressão arterial: o ômega 3 e 6 tem efeito anti-hipertensivo
- reduz riscos de doenças cardiovasculares: principalmente as ocasionadas por sobre peso.
- tem ação anti-inflamatória e antioxidante: o ômega 3 e 6 tem ação anti-inflamatória e outros compostos combatem o envelhecimento precoce.
Aliada ao emagrecimento
A chia é considerada aliada ao emagrecimento por três fatores:
- saciedade: por causa das fibras solúveis que causam saciedade e diminuem a fome, pois deixam uma sensação de saciedade.
- anti-inflamatória:a gordura localizada é resultado de um processo inflamatório do organismo que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. O ômega 3 e 6 presentes nas sementes combatem esta inflamação auxiliando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.
- desintoxica: as fibras presentes limpam o organismo por meio das fezes e ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos. Isso faz com que uma quantidade maior de gordura seja eliminada nas fezes.
A Chia pode ser encontrada:
- em forma de grãos(sementes), sendo a melhor forma pois preserva as propriedades nutricionais intactas. Pode ser consumida com iogurtes, frutas, sopas, bolos, saladas, vitaminas e sucos.
- farinha, podendo ser usada da mesma forma que os grãos
- óleo, porém, o teor de fibras diminui um pouco, mas é ótimo para temperar saladas ou utilizar no preparo de alimentos.
- flocos também pode ser utilizada como os grãos ou farinha
- cápsulas para aqueles que preferem a praticidade.
Sugestão de uso:
A chia pode ser consumida por qualquer pessoa, porém é bastante calórica então deve ser consumida com moderação.
Até quatro colheres de sopa por dia são suficientes. Tomar 1 colher de sopa meia hora antes das principais refeições é o ideal para quem quer diminuir o apetite.
A ingestão da chia deve ser associada a uma alimentação balanceada, bem como a ingestão de pelo menos dois litros de água ao dia. A inclusão de atividades físicas também efetiva seus benefícios.
Mais informações você encontra no chat da Tito Farma
Bacana, vocês terem um blog! Eu tenho dois blogs há três anos e adoro postar! Excelente artigo sobre a chia. Eu a tenho ingerido no iogurte natural, mas não sabia que ela é calórica. Foi bom saber, pois sou diabética, tenho pressão alta e grande ansiedade. Fique bem! Abraço!
ResponderExcluirQue bom que você gostou. Todas as segundas e quintas estaremos postando novidades. Fique ligada. Abraço
ResponderExcluir