Pular para o conteúdo principal

Semente de chia: uma aliada ao emagrecimento

semente de chia

Chia: O superalimento


A semente de chia tem sido conhecida como "superalimento" devido suas propriedades nutritivas especiais, tendo sido consumida por civilizações antigas, especialmente por quem precisava de força e resistência física.
É um alimento rico em fibras, ômega 3 e 6, vitaminas do complexo B e minerais, além de ser fonte de proteínas.
Com todos estes nutrientes, a chia é um dos alimentos funcionais mais saudáveis e completos.
Entre os benefícios da semente de chia temos:
  • Proporciona energia e resistência: as sementes são calóricas e fornecem resistência e durabilidade. Equilibram o açúcar  no sangue garantindo energia ao longo do dia, auxiliando também na recuperação muscular no pós treino.
  • reduzem a ansiedade: por conta do ômega 3 e 6 melhoram as funções cerebrais diminuindo assim a ansiedade, depressão e melhorando a memória.
  • combate a prisão de ventre: por conta do alto teor de fibras
  • auxilia em dietas de emagrecimento e manutenção do peso: é um alimento rico em fibras solúveis que em contato com a água formam um gel, e assim "incham" no estômago dando a sensação de saciedade e retardando a fome, consequentemente favorecendo uma melhor seleção dos alimentos nas refeições seguintes e reduzindo o apetite.
  • controle do diabetes: pelo equilíbrio do açúcar no sangue e a melhora na resistência a insulina
  • controle da pressão arterial: o ômega 3 e 6 tem efeito anti-hipertensivo
  • reduz riscos de doenças cardiovasculares: principalmente as ocasionadas por sobre peso. 
  • tem ação anti-inflamatória e antioxidante: o ômega 3 e 6 tem ação anti-inflamatória e outros compostos combatem o envelhecimento precoce. 


Aliada ao emagrecimento



A chia é considerada aliada ao emagrecimento por três fatores:

  • saciedade: por causa das fibras solúveis que causam saciedade e diminuem a fome, pois deixam uma sensação de saciedade.
  • anti-inflamatória:a gordura localizada é resultado de um processo inflamatório do organismo que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. O ômega 3 e 6 presentes nas sementes combatem esta inflamação auxiliando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.
  •  desintoxica: as fibras presentes limpam o organismo por meio das fezes e ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos. Isso faz com que uma quantidade maior de gordura seja eliminada nas fezes.
A Chia pode ser encontrada:
  • em forma de grãos(sementes), sendo a melhor forma pois preserva as propriedades nutricionais intactas. Pode ser consumida com iogurtes, frutas, sopas, bolos, saladas, vitaminas e sucos.
  • farinha, podendo ser usada da mesma forma que os grãos
  • óleo, porém, o teor de fibras diminui um pouco, mas é ótimo para temperar saladas ou utilizar no preparo de alimentos.
  • flocos também pode ser utilizada como os grãos ou farinha
  • cápsulas para aqueles que preferem a praticidade.
Sugestão de uso: 

A chia pode ser consumida por qualquer pessoa, porém é bastante calórica então deve ser consumida com moderação.
Até quatro colheres de sopa por dia são suficientes. Tomar 1 colher de sopa meia hora antes das principais refeições é o ideal para quem quer diminuir o apetite. 


A ingestão da chia deve ser associada a uma alimentação balanceada, bem como a ingestão de pelo menos dois litros de água ao dia. A inclusão de atividades físicas também efetiva seus benefícios.


Mais informações você encontra no chat da Tito Farma













Comentários

  1. Bacana, vocês terem um blog! Eu tenho dois blogs há três anos e adoro postar! Excelente artigo sobre a chia. Eu a tenho ingerido no iogurte natural, mas não sabia que ela é calórica. Foi bom saber, pois sou diabética, tenho pressão alta e grande ansiedade. Fique bem! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou. Todas as segundas e quintas estaremos postando novidades. Fique ligada. Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Morosil + Cactin: Melhor que essa dupla, só a prova em dupla

Essa dupla não tem para ninguém! Se você nunca tinha ouvido falar de Morosil + Cactin, agora é a hora de ouvir sobre os efeitos incríveis desses dois compostos.  Juntos, auxiliam no processo de controle de peso, pois são diuréticos, antioxidantes, favorecem na redução de gordura corporal e muito mais.  Como o processo de gerenciamento de peso é algo que pode ser difícil para muitas pessoas, ter auxílio junto à ajuda profissional e à prática de exercícios físicos pode tornar todo o processo mais leve! O emagrecimento não é só um processo físico, é também mental, de mudança de hábitos e costumes. Pode ser demorado até o costume de se manter firme em seu propósito sem desanimar ser estabelecido.  A dupla Morosil e Cactin atual como um acelerador no processo de gerenciamento de peso. Ambos tem propriedades incríveis. Vamos conhecer mais sobre eles?  Morosil  Produzido a partir do extrato de Laranja Moro, é um forte aliado no emagrecimento por:  - Impedir o acúmulo de gordura na região ab

Acho tão chique quem não tem dores nas articulações

Uma das dores mais comuns, são as dores nas articulações, também conhecidas popularmente como dor nas juntas!  Normalmente, não é um sinal grave, mas é preciso acompanhar e entender as causas e motivos das dores nas articulações. Uma das causas mais comuns é a falta de colágeno, sabia?  Porém não é a única causa! Existem muitos fatores que podem ajudar no surgimento nas dores das articulações, como por exemplo:  ● Desgaste natural da idade;  ● Fraqueza muscular; ● Sobrepeso; ● Exercícios de alto impacto.  Principalmente esses últimos 2 pontos são fatores primordiais para o desgaste das articulações. O primeiro, por exercer uma força e pressão muito maior nos ossos e articulações por conta do peso acima do recomendado, aumentando as chances de dores.  O segundo, por outro lado, é devido à força e ao impacto que exercícios de alto impacto causam na cartilagem. Isso leva a um desenvolvimento precoce de um desgaste muscular.  Tudo isso leva a degradação e desgaste das articulações,

Vitamina D3: Por que ela não pode faltar em minha dieta?

Você conhece as funções e para que serve a Vitamina D3?  Quando se fala em vitamina D, a associação com o sol é imediata. Existem outras vitaminas D, sendo um complexo com 5 tipos (D1, D2, D3, D4 e D5). Hoje, vamos conversar um pouco sobre a vitamina D3.  Com muitas funções, a vitamina D3 é mais conhecida por sua capacidade de absorção de cálcio, que interfere no metabolismo e na saúde dos seus ossos de maneira geral.  Nós conseguimos produzir esse tipo de vitamina em nosso organismo através da exposição direta ao sol, com a absorção direta de raios ultravioletas tipo B (UVB). O restante, conseguimos através de alimentos e suplementos.  A vitamina D3 é capaz de absorver o cálcio, ajudando no metabolsimo e na saúde óssea. Se não tivermos os níveis corretos de vitamina D3 em nosso corpo, apenas cerca de 10% do cálcio é absorvido pelo nosso organsimo.  Além disso, é ótima atuando no pâncreas, órgão que produz insulina, ao reduzir o risco de diabetes; ajuda no combate a doenças autoimunes;