Pular para o conteúdo principal

Rugas: naturais ou consequências?

                                                                                Rugas: Aceitar ou combater?



Ao olharmos no espelho e nos depararmos com os primeiros sinais de envelhecimento o desespero bate a porta. Mas fiquem tranquilos, pois envelhecer não é nenhum bicho de sete cabeças, e é possível envelhecer com saúde e no tempo certo, se alguns cuidados forem adotados. Envelhecer é um processo natural e não significa o fim da vaidade, mas sim que podemos cuidar para que tais mudanças ocorram no tempo certo.

Mas tem um detalhe: por conta dos hormônios, nas mulheres as rugas aparecem mais cedo que nos homens, então se você que está lendo for mulher, cuide-se o quanto antes.

O que causa o aparecimento das rugas?


O envelhecimento natural da pele ocorre com o avanço da idade, no qual o suor e as glândulas gordurosas diminuem, fazendo com que a pele perca sua umidade natural e enfraquecendo as fibras elásticas que sustentam a pele, causando também a flacidez.
Tudo seria um processo natural, não fossem os outros fatores ambientais e de estilo de vida que aceleram o aparecimento das rugas que são:
  • Fumo: o cigarro possui mais de 4.700 substancias tóxicas. Essas substâncias além de serem prejudiciais à saúde, elas diminuem a produção de colágeno, e prejudicam as fibras que sustentam a epiderme. O cigarro agrava as rugas na região da boca e dos olhos.
  • Estresse e mal-humor: "cara fechada", testa franzida e estresse,  produzem cortisol, hormônio este, que atua no envelhecimento  as células e diminui a produção do hormônio do crescimento, que atua no rejuvenescimento da pele. 
  • Hormônios (principalmente nas mulheres)
  • Exposição solar excessiva: o chamado fotoenvelhecimento, no qual a pele torna-se áspera e com rugas profundas e demarcadas.
  • Poluição: o contato com poluentes pode causar rugas a longo prazo.
  • Perder peso rapidamente: causa flacidez e faz a pele "cair" rapidamente.
  • Noites mal dormidas: Dormir bem, não só faz bem para o nosso corpo, nossa mente, mas também para nossa pele. O acúmulo de noites mal dormidas, faz com que o nosso corpo diminua a produção de antioxidantes naturais, e são eles que destroem os radicais livres.
Como prevenir então?

A primeira e principal dica para prevenir as rugas, é ter o hábito de usar sempre o filtro solar, não só quando for sair nas ruas, mas também no seu trabalho, na sua casa e em dias sem sol também. O protetor solar não só vai prevenir as rugas, como também vai proteger a pele das manchas, do câncer de pele, do envelhecimento precoce, dentre muitos outros problemas.
Outras dicas são:
  • Alimente-se bem: inclua grãos, frutas e vegetais frescos em sua alimentação e evite frituras, açúcar e gordura animal, pois prejudicam o metabolismo e liberam radicais livres que causam as rugas.
  • Hidrate-se: uma pele desidratada perde flexibilidade, brilho e maciez, devemos beber no mínimo 2 litros de água por dia. 
  • Pratique atividades físicas.
  • Use um creme anti-sinais: por volta dos 30 anos  a pele começa a perder mais ou menos 1% do colágeno ao ano. Com 50 anos o corpo produz apenas 35% do colágeno, uma vez que com a menopausa a perda de colágeno aumenta para 2% ao ano. Usar hidratante para o corpo também é fundamental princialmente aqueles com vitamina E e colágeno.
  • Ingira bastante vitamina C: pois ela auxilia na produção de colágeno.
  • Retire a maquiagem antes de dormir: Essa dica vai para as mulheres, jamais durmam com maquiagem, pois esses produtos obstruem os poros e a pele não respira corretamente, acelerando o envelhecimento da pele.
Hoje em dia existem inúmeros produtos que retardam o aparecimento das rugas: são cremes, loções, géis, cápsulas, dentre muitos outros. Há também a suplementação de colágeno via oral. É importante consultar um especialista para avaliar suas necessidades, porém homens e mulheres  saudáveis acima dos 25 anos já podem iniciar a suplementação de forma preventiva. Idosos, gestantes e crianças devem obter indicação médica. 

Cuide-se! Pois o melhor tratamento é a prevenção.  












Comentários

  1. Penso que o fator hereditário atua na qualidade da pele, dando a ela, ou não, boa elasticidade, umidade, enfim boa qualidade. Já existem aquelas que são claras e muito finas, secas e sofrem por qualquer intempérie!. Você tem razão! O cuidado é imprescindível e sempre! Amei ler! Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Morosil + Cactin: Melhor que essa dupla, só a prova em dupla

Essa dupla não tem para ninguém! Se você nunca tinha ouvido falar de Morosil + Cactin, agora é a hora de ouvir sobre os efeitos incríveis desses dois compostos.  Juntos, auxiliam no processo de controle de peso, pois são diuréticos, antioxidantes, favorecem na redução de gordura corporal e muito mais.  Como o processo de gerenciamento de peso é algo que pode ser difícil para muitas pessoas, ter auxílio junto à ajuda profissional e à prática de exercícios físicos pode tornar todo o processo mais leve! O emagrecimento não é só um processo físico, é também mental, de mudança de hábitos e costumes. Pode ser demorado até o costume de se manter firme em seu propósito sem desanimar ser estabelecido.  A dupla Morosil e Cactin atual como um acelerador no processo de gerenciamento de peso. Ambos tem propriedades incríveis. Vamos conhecer mais sobre eles?  Morosil  Produzido a partir do extrato de Laranja Moro, é um forte aliado no emagrecimento por:  - Impedir o acúmulo de gordura na região ab

Acho tão chique quem não tem dores nas articulações

Uma das dores mais comuns, são as dores nas articulações, também conhecidas popularmente como dor nas juntas!  Normalmente, não é um sinal grave, mas é preciso acompanhar e entender as causas e motivos das dores nas articulações. Uma das causas mais comuns é a falta de colágeno, sabia?  Porém não é a única causa! Existem muitos fatores que podem ajudar no surgimento nas dores das articulações, como por exemplo:  ● Desgaste natural da idade;  ● Fraqueza muscular; ● Sobrepeso; ● Exercícios de alto impacto.  Principalmente esses últimos 2 pontos são fatores primordiais para o desgaste das articulações. O primeiro, por exercer uma força e pressão muito maior nos ossos e articulações por conta do peso acima do recomendado, aumentando as chances de dores.  O segundo, por outro lado, é devido à força e ao impacto que exercícios de alto impacto causam na cartilagem. Isso leva a um desenvolvimento precoce de um desgaste muscular.  Tudo isso leva a degradação e desgaste das articulações,

Vitamina D3: Por que ela não pode faltar em minha dieta?

Você conhece as funções e para que serve a Vitamina D3?  Quando se fala em vitamina D, a associação com o sol é imediata. Existem outras vitaminas D, sendo um complexo com 5 tipos (D1, D2, D3, D4 e D5). Hoje, vamos conversar um pouco sobre a vitamina D3.  Com muitas funções, a vitamina D3 é mais conhecida por sua capacidade de absorção de cálcio, que interfere no metabolismo e na saúde dos seus ossos de maneira geral.  Nós conseguimos produzir esse tipo de vitamina em nosso organismo através da exposição direta ao sol, com a absorção direta de raios ultravioletas tipo B (UVB). O restante, conseguimos através de alimentos e suplementos.  A vitamina D3 é capaz de absorver o cálcio, ajudando no metabolsimo e na saúde óssea. Se não tivermos os níveis corretos de vitamina D3 em nosso corpo, apenas cerca de 10% do cálcio é absorvido pelo nosso organsimo.  Além disso, é ótima atuando no pâncreas, órgão que produz insulina, ao reduzir o risco de diabetes; ajuda no combate a doenças autoimunes;