Rugas: Aceitar ou combater?
Ao olharmos no espelho e nos depararmos com os primeiros sinais de envelhecimento o desespero bate a porta. Mas fiquem tranquilos, pois envelhecer não é nenhum bicho de sete cabeças, e é possível envelhecer com saúde e no tempo certo, se alguns cuidados forem adotados. Envelhecer é um processo natural e não significa o fim da vaidade, mas sim que podemos cuidar para que tais mudanças ocorram no tempo certo.
Mas tem um detalhe: por conta dos hormônios, nas mulheres as rugas aparecem mais cedo que nos homens, então se você que está lendo for mulher, cuide-se o quanto antes.
O que causa o aparecimento das rugas?
O envelhecimento natural da pele ocorre com o avanço da idade, no qual o suor e as glândulas gordurosas diminuem, fazendo com que a pele perca sua umidade natural e enfraquecendo as fibras elásticas que sustentam a pele, causando também a flacidez.
Tudo seria um processo natural, não fossem os outros fatores ambientais e de estilo de vida que aceleram o aparecimento das rugas que são:- Fumo: o cigarro possui mais de 4.700 substancias tóxicas. Essas substâncias além de serem prejudiciais à saúde, elas diminuem a produção de colágeno, e prejudicam as fibras que sustentam a epiderme. O cigarro agrava as rugas na região da boca e dos olhos.
- Estresse e mal-humor: "cara fechada", testa franzida e estresse, produzem cortisol, hormônio este, que atua no envelhecimento as células e diminui a produção do hormônio do crescimento, que atua no rejuvenescimento da pele.
- Hormônios (principalmente nas mulheres)
- Exposição solar excessiva: o chamado fotoenvelhecimento, no qual a pele torna-se áspera e com rugas profundas e demarcadas.
- Poluição: o contato com poluentes pode causar rugas a longo prazo.
- Perder peso rapidamente: causa flacidez e faz a pele "cair" rapidamente.
- Noites mal dormidas: Dormir bem, não só faz bem para o nosso corpo, nossa mente, mas também para nossa pele. O acúmulo de noites mal dormidas, faz com que o nosso corpo diminua a produção de antioxidantes naturais, e são eles que destroem os radicais livres.
Como prevenir então?
A primeira e principal dica para prevenir as rugas, é ter o hábito de usar sempre o filtro solar, não só quando for sair nas ruas, mas também no seu trabalho, na sua casa e em dias sem sol também. O protetor solar não só vai prevenir as rugas, como também vai proteger a pele das manchas, do câncer de pele, do envelhecimento precoce, dentre muitos outros problemas.
Outras dicas são:
- Alimente-se bem: inclua grãos, frutas e vegetais frescos em sua alimentação e evite frituras, açúcar e gordura animal, pois prejudicam o metabolismo e liberam radicais livres que causam as rugas.
- Hidrate-se: uma pele desidratada perde flexibilidade, brilho e maciez, devemos beber no mínimo 2 litros de água por dia.
- Pratique atividades físicas.
- Use um creme anti-sinais: por volta dos 30 anos a pele começa a perder mais ou menos 1% do colágeno ao ano. Com 50 anos o corpo produz apenas 35% do colágeno, uma vez que com a menopausa a perda de colágeno aumenta para 2% ao ano. Usar hidratante para o corpo também é fundamental princialmente aqueles com vitamina E e colágeno.
- Ingira bastante vitamina C: pois ela auxilia na produção de colágeno.
- Retire a maquiagem antes de dormir: Essa dica vai para as mulheres, jamais durmam com maquiagem, pois esses produtos obstruem os poros e a pele não respira corretamente, acelerando o envelhecimento da pele.
Hoje em dia existem inúmeros produtos que retardam o aparecimento das rugas: são cremes, loções, géis, cápsulas, dentre muitos outros. Há também a suplementação de colágeno via oral. É importante consultar um especialista para avaliar suas necessidades, porém homens e mulheres saudáveis acima dos 25 anos já podem iniciar a suplementação de forma preventiva. Idosos, gestantes e crianças devem obter indicação médica.
Cuide-se! Pois o melhor tratamento é a prevenção.
Penso que o fator hereditário atua na qualidade da pele, dando a ela, ou não, boa elasticidade, umidade, enfim boa qualidade. Já existem aquelas que são claras e muito finas, secas e sofrem por qualquer intempérie!. Você tem razão! O cuidado é imprescindível e sempre! Amei ler! Abraços!
ResponderExcluir