Pular para o conteúdo principal

Infecção Urinária nunca mais!!!!!

Você já ouviu falar em cranberry?
O CRANBERRY é uma frutinha de cor vermelho escuro e brilhante, lembrando bastante o formato de uma uva. Originária da América do Norte,  essa frutinha com um nome tão diferente já era usada pelos índios norte americanos para tratar doenças do trato urinário, e isso fez com que os cientistas estudassem mais sobre o fruto.
O fruto também é conhecido como: oxicoco, arando – vermelho, mirtilo- vermelho ou airela. Possui três vezes mais vitamina C do que uma laranja, tem vitamina E, substâncias antioxidantes e proantocianidinas que são substâncias 
que impedem a aderência de bactérias como a Escherichia coli na mucosa da bexiga, combatendo assim, as infecções urinárias.Os flavonoides auxiliam a diminuir o colesterol total, o LDL(colesterol ruim) e, simultaneamente, auxilia no aumento dos níveis de HDL(colesterol bom). O Cranberry ajuda a combater os radicais livres, além de contribuir para a produção de colágeno e elastina e apresenta também ação anti-inflamatória.

Benefícios do uso do Cranberry
  • Evita a cistite, principalmente em pessoas que apresentam quadro crônico de infecções urinárias.
  • Previne tumores: principalmente o de mama.
  • Previne o envelhecimento precoce: por seu alto poder antioxidante.
  • Melhora a pele: estimula a produção de colágeno e elastina.
  • Combate o mal de Alzheimer, pois seus compostos bioativos protegem os neurônios evitando a degeneração dos mesmos.
  • Evita gastrites e úlceras: a presença de proantocianidinas impede a fixação da Helicobacter pylori na mucosa estomacal.
  • Previne a placa bacteriana, diminuindo a incidência de cáries e gengivite.
  • Possui ação anti-inflamatória, acelerando os processos de cicatrização.  
Sugestão de uso
Devido ao clima do Brasil, o cultivo do fruto não é viável, mas é possível encontrar o Cranberry em suco ou cápsulas.
No caso do suco, a ingestão diária não deve ultrapassar 480ml, que é considerada pelos cientistas como a dose ideal.
O produto também pode ser consumido em cápsulas com dose de 300mg a 500mg do extrato seco de cranberry, 1x ao dia.
Recomenda-se não ultrapassar 700mg/dia

Contraindicações:
Pacientes que utilizam anticoagulantes não devem utilizar o cranberry.¹
Pessoas com nefrolitiase (pedra nos rins)²
Vale lembrar ainda que alguns sucos contem adição de açúcar, não sendo recomendados por portadores de Diabetes. 
beber o suco em excesso pode ocasionar dores de estômago e diarreia leve. 
O uso na gestação e lactação é considerado seguro.

¹ O cranberry contém quantidades significativas de ácido salicílico, semelhante à aspirina, portanto deve ser evitado por pessoas alérgicas ao medicamento. O cranberry estende o tempo de permanência da varfarina, medicamento usado para retardar a coagulação do sangue no organismo. Assim, o consumo por quem usa o fármaco pode aumentar o risco de hematomas e sangramento.
² O suco de cranberry ainda é rico em oxalato, podendo aumentar os níveis dessa substância química na urina em até 43%. Como pedras nos rins são formadas principalmente pela combinação de oxalato com cálcio, a ingestão máxima recomendada do suco para pessoas com histórico da doença deve ser estabelecida por um profissional de saúde.


Opinião médica: 

O urologista Cristiano Gomes, do Núcleo de Estudos Avançados de Urologia do Hospital Sírio-Libanês, o cranberry em forma de suco ou tablete, pode ser uma alternativa natural ao tratamento de mulheres com infecções reincidentes. "Uma em cada quatro mulheres tem infecção urinária, sendo que muitas chegam a ter o problema três vezes por ano", diz. Nesses casos, explica o médico, a fruta poderia ser um coadjuvante do tratamento com antibióticos. Gomes alerta, porém, que é necessário realizar uma avaliação prévia da paciente. "É preciso, primeiramente, afastar a hipótese de problemas como cálculo ou outras doenças mais graves", diz.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morosil + Cactin: Melhor que essa dupla, só a prova em dupla

Essa dupla não tem para ninguém! Se você nunca tinha ouvido falar de Morosil + Cactin, agora é a hora de ouvir sobre os efeitos incríveis desses dois compostos.  Juntos, auxiliam no processo de controle de peso, pois são diuréticos, antioxidantes, favorecem na redução de gordura corporal e muito mais.  Como o processo de gerenciamento de peso é algo que pode ser difícil para muitas pessoas, ter auxílio junto à ajuda profissional e à prática de exercícios físicos pode tornar todo o processo mais leve! O emagrecimento não é só um processo físico, é também mental, de mudança de hábitos e costumes. Pode ser demorado até o costume de se manter firme em seu propósito sem desanimar ser estabelecido.  A dupla Morosil e Cactin atual como um acelerador no processo de gerenciamento de peso. Ambos tem propriedades incríveis. Vamos conhecer mais sobre eles?  Morosil  Produzido a partir do extrato de Laranja Moro, é um forte aliado no emagrecimento por:  - Impedir o acúmulo de gordura na região ab

Acho tão chique quem não tem dores nas articulações

Uma das dores mais comuns, são as dores nas articulações, também conhecidas popularmente como dor nas juntas!  Normalmente, não é um sinal grave, mas é preciso acompanhar e entender as causas e motivos das dores nas articulações. Uma das causas mais comuns é a falta de colágeno, sabia?  Porém não é a única causa! Existem muitos fatores que podem ajudar no surgimento nas dores das articulações, como por exemplo:  ● Desgaste natural da idade;  ● Fraqueza muscular; ● Sobrepeso; ● Exercícios de alto impacto.  Principalmente esses últimos 2 pontos são fatores primordiais para o desgaste das articulações. O primeiro, por exercer uma força e pressão muito maior nos ossos e articulações por conta do peso acima do recomendado, aumentando as chances de dores.  O segundo, por outro lado, é devido à força e ao impacto que exercícios de alto impacto causam na cartilagem. Isso leva a um desenvolvimento precoce de um desgaste muscular.  Tudo isso leva a degradação e desgaste das articulações,

Vitamina D3: Por que ela não pode faltar em minha dieta?

Você conhece as funções e para que serve a Vitamina D3?  Quando se fala em vitamina D, a associação com o sol é imediata. Existem outras vitaminas D, sendo um complexo com 5 tipos (D1, D2, D3, D4 e D5). Hoje, vamos conversar um pouco sobre a vitamina D3.  Com muitas funções, a vitamina D3 é mais conhecida por sua capacidade de absorção de cálcio, que interfere no metabolismo e na saúde dos seus ossos de maneira geral.  Nós conseguimos produzir esse tipo de vitamina em nosso organismo através da exposição direta ao sol, com a absorção direta de raios ultravioletas tipo B (UVB). O restante, conseguimos através de alimentos e suplementos.  A vitamina D3 é capaz de absorver o cálcio, ajudando no metabolsimo e na saúde óssea. Se não tivermos os níveis corretos de vitamina D3 em nosso corpo, apenas cerca de 10% do cálcio é absorvido pelo nosso organsimo.  Além disso, é ótima atuando no pâncreas, órgão que produz insulina, ao reduzir o risco de diabetes; ajuda no combate a doenças autoimunes;