O Lactobacillus acidophilus é o probiótico (pró-vida) mais comumente usado, também chamado de bactéria “amigável”. Nós nascemos sem ele, e o acidophilus logo se estabelece em nosso intestino e vagina e protege contra a entrada e proliferação de organismos ruins que podem causar doenças.
O L. acidophilus produz a enzima lactase, que quebra o açúcar do leite (lactose) em açúcares simples. As pessoas que são intolerantes a lactose não produzem esta enzima. Assim, suplementos de L. acidophilus podem ser benéficos para estes indivíduos, que sofrem com a intolerância a lactose.
Outro benefício associado ao consumo dos Lactobacillus Acidophilus é a prevenção e tratamento contra a diarreia. Pesquisas apontam que a bactéria ajuda em casos de diarreia em adultos e crianças, causadas pela ingestão de alimentos contaminados ou associadas ao uso de medicamentos antibióticos.
Mais um ponto positivo deles é a melhoria que promovem no sistema imunológico do nosso organismo.
Além desses benefícios citados acima, as propriedades dos Lactobacillus Acidophilus podem ser usadas no tratamento de diversos outros problemas de saúde, como:
- Sinusite;
- Bronquite;
- Pneumonia;
- Prevenção contra alergias;
- Redução das altas taxas de colesterol;
- Acne;
- Resfriado;
- Indigestão;
- Úlcera;
- Febre reumática.
Efeitos colaterais e recomendações:
Alguns dos problemas que podem aparecer são gases, dores no estômago e diarreia.
Por conta do risco do surgimento de infecções, pessoas com o sistema imunológico enfraquecido ou que tenham válvulas cardíacas artificiais devem comunicar o médico antes de começar a ingerir suplementos com essas bactérias.
O mesmo vale para as mulheres grávidas.
Comentários
Postar um comentário